quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Mulheres de alto risco optam por cirurgia
Folha de São Paulo

De acordo com um relatório publicado na revista "Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention", muitas mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama ou de ovário optam por realizar cirurgias preventivas para retirada dos órgãos. Os pesquisadores acessaram dados sobre cirurgias preventivas de mais de 3.500 mulheres.Aquelas que fizeram biópsia após se submeterem a uma avaliação de risco eram duas vezes mais propensas a realizar mastectomia. Cerca de 45% das mulheres que tinham mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 se submeteram ao procedimento nas duas mamas. A mesma porcentagem decidiu retirar preventivamente os dois ovários. A maioria das mulheres optou pela cirurgia nos primeiros dois anos após o teste.

sábado, 15 de agosto de 2009

.

O I Fórum SaúdeMulher está no Portal Oncoguia certificado com o HONcode em junho de 2009.
A Health On the Net Foundation criou o selo HONcode para normatizar a confiabilidade da informação médica e de saúde disponível na internet.
Certificado HONcode Equipe Oncoguia

HONcode é o código de conduta da Health On the Net Foundation desenvolvido para sites relacionados com a área da saúde. Desde 1995 se converteu no código de ética mais amplamente utilizado e que certifica a credibilidade, a confiabilidade e a qualidade dos sites informativos de saúde e medicina.
A Internet é um dos meios de comunicação mais amplamente utilizados e hoje, praticamente qualquer pessoa pode criar uma página na web, publicar qualquer tipo de informação e os dados estarão acessíveis a todos.
O acesso à informação não é um problema em si, o difícil é determinar e avaliar a credibilidade de quem publica e o que publica e também a relevância e exatidão do que está sendo publicado na internet.
O selo HONcode possui um conjunto de regras com as quais os criadores dos sites devem se comprometer. São normas éticas básicas que ajudam aos usuários a ter certeza de sempre conhecer a fonte e o objetivo dos dados lidos.
O HONcode pretende elevar a qualidade da informação sobre saúde na internet e consiste em um sistema de certificação voluntária baseada no conceito de “selo ativo”. Fundamentalmente destinada a quem publica e desenvolve sites de saúde, o selo ajuda da mesma maneira aos usuários a identificar fontes de informação confiável.
O selo HONcode está dirigido fundamentalmente à autoria da informação, aos dados de confidencialidade e privacidade, à atribuição adequada das fontes, à transparência do patrocínio e à importância da separação clara entre publicidade e conteúdo editorial.

sábado, 8 de agosto de 2009



CARTA DE GRAMADO

No Kur Estação das Águas e SPA, em Gramado, ocorreu o lançamento do I Fórum Saúde Mulher para apresentar a comunidade da serra gaúcha as ações que acontecerão no dia 16 de Outubro. Além da caminhada, será assinada a Carta de Gramado, compromisso de todos os segmentos envolvidos com a saúde pública brasileira para garantir que a qualidade de diagnóstico e tratamento disponível para os profissionais chegue ao atendimento do câncer de mama.

domingo, 2 de agosto de 2009

Carta de Gramado visa a reduzir a mortalidade
por câncer de mama e melhorar a qualidade de vida.


O câncer da mama é considerado um problema de saúde pública no Brasil.
Serão 50.000 novos casos neste ano, dos quais 5.000 no RS, que tem a maior incidência do País. Esta doença é a principal causa de mortalidade de gaúchas entre 15 e 49 anos. Apesar das campanhas de conscientização, a mortalidade continua aumentando e os casos avançados ainda são maioria. É necessário mudar a estratégia e não somente culpar as mulheres pelo diagnóstico e tratamento tardio. Para modificar este panorama é fundamental que a discussão do problema envolva todos os segmentos. Por isso, o Congresso Brasileiro de Mastologia decidiu incluir os pacientes. Vamos nos engajar neste movimento.

O lançamento do I Fórum Saúde Mulher será realizado no próximo dia 6 de agosto no Kur Estação das Águas e Spa, em Gramado, com o objetivo de mobilizar a comunidade da serra gaúcha para participar das ações do Fórum que ocorrerão no dia 16 de outubro.