sábado, 20 de junho de 2009

Lei para a reconstrução de mama.
Desde 1999 existe portaria ministerial tornando prótese de silicone como reparadora e, não estética para os casos de câncer da mama. Em 2002 tornou-se lei. Este projeto de lei partiu de um trabalho conjunto do Hospital Conceição de Porto Alegre-RS com o apoio dos grupos voluntários. Hoje é um benefício que deve ser oferecido a todas as mulheres.
Para o mastologista e chefe do serviço de mama do Hospital Conceição, José Luiz Pedrini, é muito importante ver que os serviços de referência em mastologia estejam realmente empenhados na estética mamária das mulheres que se submetem a mastectomia.
INCA registra aumento de 300% no número de cirurgias de reconstrução mamária
O Hospital do Câncer III, unidade do Instituto Nacional de Câncer especializada no tratamento do câncer de mama, deu um grande salto no número de cirurgias plásticas para a reconstrução mamária nos últimos cinco anos. Em 2003, a Unidade contabilizou um total de 94 reconstruções. Em 2008, o número chegou a 287, ou seja, um aumento de mais de 300%. Além do crescimento na quantidade, a unidade agora vem garantindo melhores resultados estéticos desses procedimentos, uma vez que incorporou técnicas diversificadas. Entre elas, a da reconstrução imediata, feita em seguida à retirada do tumor. Anteriormente, só eram oferecidas as chamadas cirurgias tardias.“Evoluímos a partir de novembro de 2003, quando praticamente só aplicávamos a técnica de retalho reto-abdominal (uso de parte da musculatura da barriga para reconstruir a mama) para o uso de próteses e expansores, acompanhando as tendências das melhores instituições especializadas no assunto”, explica a cirurgiã plástica do HC III Angela Maximiano. “Com as novas técnicas, a mulher consegue retornar mais rapidamente às suas atividades”, completa. Outros fatores decisivos para o crescimento do número de reconstruções foram o aumento da equipe de cirurgia plástica e a compra de materiais que antes não eram utilizados. “A partir do final de 2003 contratamos cinco cirurgiões plásticos para atuar exclusivamente no HC III”, revela o diretor da unidade, César Lasmar.
Divisão de Comunicação Social • tel: (21) 2506-6103 •
imprensa@inca.gov.br



Um comentário:

  1. Gostaria de saber se o convenio é obrigado a cobrir a minha reconstrução mesmo que o meu contrato seja de 1996.Quais são os meus direitos ??

    ResponderExcluir